segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Os ditos e expressões populares e seus significados

Olá pessoa, tudo bem?
Quem já ouviu um dito ou expressão popular levanta a mão 0/
E quem não sabe nem o que significa levanta a outra \0
Hoje suas dúvidas serão resolvidas de forma bem simples, mas bem explicativa, combinado? Então vem comigo ;)

1. Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão
Image result for batatinha quando nasce
A gente sempre ouviu "batatinha quando nasce esparrama pelo chão", mas, na verdade, a "rama" na expressão original significa as raízes da batata, que quando nasce vai saindo do chão e ficando exposta, já pensou nisso?

2. Corro do burro quando ele foge
Image result for cor de burro quando foge
Hoje ouvimos dizer "Cor de burro quando foge", que seria uma cor sem definição, mas, na frase original o certo é correr do burro quando ele foge porque ele é bravo e vai te machucar, faz mais sentido não?!

3. Onde Judas perdeu as botas
Image result for onde judas perdeu as botas
Essa é uma expressão que não teve modificação, mas seu significado é histórico e bíblico. Depois de trair Jesus e ganhar sua recompensa, diz que Judas ficou tão depressivo e culpado que acabou por se enforcar em uma árvore. Os soldados viram que nem as botas, nem a recompensa estavam com Judas e partiram em busca das botas perdidas achando que a recompensa estaria nelas, nunca foi esclarecido se eles chegaram a achar algo ou não, mas agora, todo mundo usa essa expressão quando é um lugar longe.

4. Cavalo dado não se olha os dentes
Image result for cavalo dado não se olha os dentes
Esse dito significa que não devemos desdenhar do presente recebido, mesmo que não se tenha gostado, isso porque foi algo dado de bom grado. 
Ele surgiu porque os dentes do cavalo nascem de forma diferente e, depois de adulto ele completa a arcada dentária, assim, quando se recebia um cavalo com todos os dentes, provavelmente ele já teria mais de 4 anos.
Mas, a expressão diz que se um cavalo lhe foi dado de graça, sem custo nenhum você não pode olhar os dentes para saber sua idade, já que seria muito deselegante, apenas aceitar o presente.

5. Pensando na morte da bezerra
Related image
Hoje, essa expressão significa ficar distante, esquecer de tudo que está em volta, mas seu significado também vem dos tempos antigos.
Diz-se que existia um rei chamado Absalão, e naquela época havia o sacrifício de bezerros como oferenda à Deus para mostrar sua gratidão, porém, o rei não tinha mais bezerros para sacrificar, apenas uma bezerra que seu filho gostava muito, o rei, não tendo outra saída, sacrificou a bezerra. Seu filho ficou super triste e todo dia ficava no altar de sacrifício pensando na morte da bezerra.Reza a lenda que o menino morreu meses depois.

6. Sem Eira nem Beira
Image result for sem eira nem beira
Essa expressão tem o mesmo significado de alguém sem posses ou bens, mas tem duas explicações.
A primeira vem dizendo que Eira seria a terra batida onde os grãos secavam e a Beira era a beira da estrada mesmo, quando não existia Eira nem Beira, os grãos acabavam sendo levados pelo vento e seu dono ficava sem nada.
A segunda vem lá do nordeste, onde, diz-se que os moradores mais ricos tinham um telhado de Eira, Beira e Tribeira, sendo esta última a parte mais alta do telhado, mas, as pessoas mais pobres, que não tinham condições de fazer nem uma Eira nem uma Beira, acabavam fazendo apenas a parte mais alta, a Tribeira.

7. Ficar a ver navios
Related image
Isso significa ficar esperando por algo que nunca aconteceu e sua história vem lá de Portugal.
o Rei Dom Sebastião morreu numa batalha, mas seu corpo nunca foi encontrado, o povo português sempre esperou para que ele retornasse, já que a crise na linha de sucessão anexou Portugal à Espanha dando total poder ao rei espanhol Filipe II. Como o rei nunca retornou, a expressão ficou sendo utilizada para se referir ao povo que ficava esperando pelo rei e vendo os navios.

8. Cada macaco no seu galho
Related image
Esse dito significa que cada pessoa tem que ficar em seu devido lugar, sem invadir o espaço do outro, mas sua explicação pode ser encontrada nos tempos Brasil Colônia e tem um quê de preconceito.
Diz-se que durante uma guerra, a maioria dos soldados eram negros, e, de forma pejorativa, eram chamados de "macacos", certa vez, numa tentativa de surpreender os inimigos, foi ordenado que cada soldado subisse o mais alto possível nas árvores ao redor, onde deveria ficar "Cada macaco no seu galho".

9. O pior cego é aquele que não quer ver
Related image
Significa que a pior coisa é você ter um problema na sua frente e querer ignorá-lo, e contam uma história que certa vez um homem foi o primeiro paciente de um transplante de córneas em seu país, mas, ao enxergar um mundo totalmente diferente do que ele pensava, pediu ao médico que retirasse novamente suas vistas, o caso teve uma repercussão tão grande que acabou indo parar no tribunal e o paciente ganhou a causa, tendo ficado novamente cego.

10. A  pressa é inimiga da perfeição
Image result for a pressa
Significa isso mesmo, que quando mais rápido se faz, menos perfeito o trabalho fica, isso vem desde a implantação do Código Civil Brasileiro, onde os redatores do Código redigiam tão rápido que Rui Barbosa disse essa célebre frase tentando alertar os mesmos que algo poderia sair errado.

Enfim, esses são os significados de alguns ditos e expressões que nós conhecemos bem, me diz aí, você já conhecia algum desses significados? Sabe de outro que não foi colocado aqui?
Vamos adorar saber :)
Até a próxima 0/