sexta-feira, 29 de julho de 2016

The Babadook: O filme de terror que vai te fazer voltar a dormir com a mamãe!

Fala povo boa tarde, hoje lhes trago mais um post de opinião e com algumas teorias desse filme "maravilhoso" que conseguiu e ainda consegue deixar muitos filmes de terror no chinelo. O recomendadíssimo por mim "The Babadook" ou em português "Senhor Babadook" :D
The Babadook é um filme de terror psicológico de 2014, escrito e dirigido pela Jennifer Kent (que aliais foi o primeiro filme dela). Você pode assistir o filme pela Netflix e infelizmente legendado =/ 
(NETFLIX DUBLA ESSE FILME PRA NOIS BR POR FAVOR...UMA DUBLAGEM DECENTE VIU!).
O título "Babadook" é um anagrama para "A Bad Book" (em português, "um livro mau").


Senhor Babadook conta a história de uma família bem deturpada cheia de problemas "psicológicos", e pra completar irão ganhar mais um bem MAIS PROBLEMÁTICO ("problemático" é apelido).


"Amelia é uma viúva depressiva e conturbada que criou/cria o seu filho Samuel sozinha, se isso não bastasse seu filho demonstra comportamento problemático acreditando que existe um monstro imaginário querendo machucar a ele e a sua mãe assim causando várias dores de cabeça para Amelia. Até que um dia Samuel encontra um livro misterioso chamado "The Babadook" pedindo assim para sua mãe lê-lo, depois de ler o tal misterioso livro começa a ocorrer acontecimentos estranhos na casa e em suas vidas."

Fiz um resumo ao meu estilo (bem porco skaoskaoskoaksks), sinceramente eu não sei fazer resumos muito bem sou nova nisso e tentei de todo o modo não dar spoilers.

E o que faz desse filme tão diferente dos outros é simples: O filme é belo (no estilo sombrio, depressivo e macabro dele) e é daqueles filmes que você fica na duvida de "Sera que isso realmente esta acontecendo ?". Mas vamos deixar essa parte pro final do post ;)

 
A fotografia do filme é bem obscura fazendo que você entre no clima de terror e depressão, é um dos pontos principais da obra, eu pessoalmente acho muito lindo <3. A trilha sonora não deixa a desejar (ou melhor, de faltar em algumas cenas), tem momentos que a musica te deixa realmente agoniado(a) com uma sensação ruim ou até com medo porem tem outros momentos que não tem nada, nem uma nota sequer! Só escutamos o ambiente e os personagens. Acredite, isso da muito medo pois te deixa com aquela sensação que alguma coisa pode aparecer a qualquer momento na tela (mas não, não se preocupe com jumpscares bobos a todo o momento na tela).

Enquanto a atuação dos protagonistas (sim só irei citar eles) são muito, MAS MUITO BOAS MESMO. A mulher que faz a Amelia (Essie Davis) interpreta a de forma espetacular, eu não estou sendo baba-ovo atoa meus amigos, esta MOLHER consegue fazer uma interpretação tão boa de acabada, louca e lunática que chega a impressionar. O guri que interpreta o Samuel (Noah Wiseman) também não fica atrás, o moleque consegue ser realmente insuportável o filme inteiro (da vontade de você entrar na desgrama do filme e matar o menininho antes do monstro SKAOSKOAKOSAKKS) para um ator mirim ele conseguiu se manter firme e forte no seu papel (apesar dele ser uma peste e tudo mais, la pro final do filme você começa a gostar e sentir pena dele).


Babadook original '-'
Apesar do filme ser oótimo em história, desenvolvimento, fotografia e atores, ele peca bem na parte das aparições do "monstro" ou como preferirem "Babadook". Ele tem aquele ar assustador quando ele aparece pelas sombras aos pouquinhos ou quando ele fala "BABA-ba...DOOK DOOOK

DOOOOOOOK" (VEY DO CÉU, a voz que do Babadook da medo pra karai), PORREEEEM quando o monstro aparece por completo é algo muito "mhe", tipo é bem simples (SIMPLES DE MAIS). Eu
não cobro muito do filme já que é indie (Vey um filme indie nessa qualidade não se acha todo o dia). 

Teoria (AVISO CONTEM SPOILERS): 
Lembra que eu escrevi no começo do post que o filme é algo "sera que isso realmente esta acontecendo ?" então tem pessoas que dizem que tudo não passa de coisa da cabeça da Amelia, o livro misterioso teria sido escrito por ela anos atras já que a personagem trabalhava em uma área envolvendo crianças no passado. Logo depois de ler o livro que ela mesmo criou fez todo aquele estresse e loucura explodirem de uma vez só enlouquecendo a mulher e fazendo ela ter alucinações, mudanças de humor e quase matando o próprio filho. E nas cenas finais quando ela vence o Babadook e manda ele embora mas a criatura acaba indo para o porão da casa assim fazendo a Amelia o "alimentar" e cuidar da criatura ? Então, tudo isso significa a personagem aceitando a sua depressão e sabendo conviver com ela, sabendo controlar o seu monstro interior (Eu só fui perceber isso quando um amigo meu comentou sobre o assunto, ai eu resolvi assistir o filme outra vez, mas ainda tenho as minhas duvidas sobre isso KSOAKSOAKSOAKSKS). Outros dizem que o filme é uma critica a maternidade e por ae vai, eu consegui interpretar o filme de outra maneira: 
Acho que o monstro Babadook foi criado pela Amelia, mas criado mesmo fisicamente pois tem momentos que as coisas estão realmente acontecendo e não sei como explicar esses acontecimentos. Como o Samuel consegue enxergar o Babadook sendo que ele é só loucura da mãe ? A energia da protagonista estava tão negativa mesmo antes de ler o livro que quando ela o leu toda aquela negatividade e depressão criou forma sendo assim criado o seu próprio monstro, que a deixava mais acabada e desesperada. Acho que alguns de vocês devem conhecer uma coisa chamada a "Força do pensamento", quanto mais positivo MAIS coisas boas vão acontecer ao seu redor, porem quanto mais pensamento negativos são vão te trazer o mal. O que aconteceu com a nossa querida protagonista ela estava transbordando de energia negativa não tinha uma sequer gota de esperança vindo dela (dava até para sentir isso assistindo o filme). E quando ela leu o bendito livro essa dor, depressão negatividade ganhou vida, forma e objetivo de fazer tudo aqui que a mulher queria fazer como um desejo oculto dela, mas no final, quando ela finalmente ganha e coloca sua voz acima da do Babadook, controlando ele (controlando a sua criação) e mandando ele para um lugar oculto longe de todos, será ela realmente ganhou dele ? Não, se a Amelia voltar a ter tais pensamentos, deixando-se dominar por completo ele vai voltar e tudo ira se repetir. 
Queria agradecer aqui nesse post ao meu amigo Walber Braga que me recomendou esse filme e falou para assistir de novo KSOAKSOAKOSAKS.
Conclusão:
The Babadook é um filme de terror psicológicos incrível, que consegue deixar muito marmanjo com vontade de voltar a dormir com a mamãe (quem assistiu o filme vai entender ksaoskoaksks). O filme consegue te prender até o fim ou se você for muito covarde (que nem um amigo frouxo da minha irmã que ficou chorando o filme inteiro) vai fazer tu querer parar de assistir logo quando começa as partes boas ("Pediu arrego né zé Galinha"). O filme é tão bom que conseguiu deixar filmes como Annabelle, Livrai-nos do Mal, O Herdeiro do Diabo, Ouija, A Possessão do Mal e outros filmes de terror genéricos de 2014 e de 2015 no chinelo (Não posso opinar muito sobre os filmes atuais pois eu quase não vi nenhum pq perdi a fé em hollywood quando a questão é "filme de terror" ksaoksoaksoaks). Na real, tu quer sentir medo ? e nunca assistiu The Babadook ?! Então tu ta esperando o que filhote? Bora ir ler um livrinho e ganhar um capiroto de brinde :D
Nota: 9,5/10.

Até a próxima pessoal!